sábado, 28 de novembro de 2015

1º CHALLENGE DE LEIRIA EM MARCHA ATLÉTICA
Revelou se um grande desafio para o Leiria Marcha Atlética Clube, a organização do 1º Challenge. Esta foi uma excelente oportunidade para a direção e colaboradores mostrarem progressos na organização de eventos, deixando uma excelente imagem da sua capacidade organizativa. Fica ainda a expetativa de nos próximos anos haver continuidade, com a presença de mais atletas estrangeiros, mais clubes e que Leiria possa servir de palco a campeonatos nacionais e outras competições internacionais.Os resultados desportivos dificilmente poderiam ser mais animadores. O benfiquista Miguel Carvalho juntou à sua brilhante vitória, os mínimos para os 50km marcha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto de 2016, ao terminar com 4:00.47 horas. No 2º lugar ficou completo com Amaro Teixeira, do Leiria Marcha Atlética Clube, em 4h46m34s, depois Cristiano António, do Atlético Clube de Vermoil, com 5:01.38 horas.

Nos 20km femininos ganhou uma atleta da casa, Daniela Cardoso, ao concluir em 1h38m42s. A 2ª classificada foi Mara Ribeiro (SLB) com 1:42.17, superando Vitória Oliveira, do Sporting Clube de Portugal, por 10 segundos. A mais consagrada marchadora portuguesa de sempre, Susana Feitor, que este ano representa o Leiria Marcha Atlética Clube, não consegui concluir a prova por lesão.

Os 20km e 35km masculinos foram ganhos pelo norueguês Havard Haukenes que registou 1h33m440s e 2h41m13s, respetivamente. Em juvenis femininos, a vencedora foi Inês Reis, do Penta Clube da Covilhã, com 26m40s. Nos masculinos Acácio Silva, da Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro de 1902 de Atouguia da Baleia, superou os colegas de competição, concluindo os 5km em 34.19 minutos. Os infantis percorreram 3 voltas ao percurso de 1km. Os melhores foram Inês Mendes (CNRM) em 16m57s e Gustavo Gomes, do Clube Atletismo de Marinha Grande, com 18.41 minutos. Nos iniciados os vencedores foram Daniel Gouveia (CAS) em 19m228s e Joana Pontes, do Grupo de Amigos de Casais do Vento, com 23.39 minutos. 
A prova aberta de 5km foi ganha por Acácio Diogo (Individual) e Tânia Alves (CAMG). Em masters ganhou Maria Alice Fernandes, dos Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município de S. João da Madeira.
Nem a chuva desmobilizou os cerca de 30 jovens benjamins (entre os 7 e os 11 anos) que deram uma volta ao circuito de 1km, sem fins competitivos, recebendo todos no finl um lanche e uma t-shirt alusiva à prova. Foi muito positivo a participação de alguns pais junto aos seus filhos, sendo apadrinhados por Susana Feitor, Daniela Cardoso, Gonçalo Fonseca e outros marchadores consagrados e mesmo por alguns treinadores mais corajosos. Uma iniciativa a repetir, sendo uma oportunidade para todos experimentarem esta disciplina olímpica, sem classificação final e sem registo de faltas regulamentares.
Registamos a participação de cerca de uma centena de atletas, representando 23 clubes de 9 associações distritais e de um marchador norueguês.

27-11-2015; Rita Rodrigues – Membro da Direção do Leiria Marcha Atlética Clube