Historial


A História do Leiria Marcha Atlética Clube
Como surgiu o LMAC?

As primeiras intensões de criar o LMAC decorreram durante a parte final da época de 2011-12. Um grupo de treino de marchadores federados em três clubes diferentes decidiram juntar-se e criar um clube que correspondesse o mais possível às suas necessidades, com novas ideias, capazes de criar novos projetos atléticos e onde todos assumissem e partilhassem responsabilidades.
A escritura foi efetuada no dia 27 de dezembro de 2012 no NERLEI, tendo como seus sócios fundadores Daniela Cardoso, Rui Andrade e Carlos Carmino. A sua filiação na Associação Distrital de Atletismo de Leiria e, consequentemente na Federação Portuguesa de Atletismo aconteceu no dia 28 de setembro, durante o período obrigatório de transferências.
Nunca foi objetivo deste grupo de cidadãos, que implementou o LMAC, ocupar o espaço desportivo de vários outros clubes de atletismo sediados no concelho de Leiria. Privilegiamos a formação atlética multifacetada dos mais jovens, no entanto estamos igualmente vocacionados para a especialização nas áreas da resistência (marcha atlética e corrida). Os nossos projetos incluem ainda as organizações desportivas de corridas e provas de marcha atlética. 

Primeiras competições
A primeira participação do LMAC numa competição realizou-se no dia 30 de setembro de 2012, na Rock´n´Roll Lisbon half Marathon, com a presença de seis atletas, Daniela Cardoso, Ana Rute Alberto, Raquel Carvalho, Filipa Andrade, Carlos Carmino e Rui Andrade. Também participou a atleta Tânia Alves, que apenas pertence à direção técnica do clube. É de ressalvar que, para além de ser a primeira competição do LMAC, foi a também a estreia de Daniela Cardoso, Ana Rute, Raquel Carvalho e Tânia Alves na meia maratona, que culminou com um dia muito agradável para a prática desportiva, para repetir certamente.